A imaginação pode nos levar para lugares incríveis, não é mesmo? E não existe forma melhor de fazer isso do que lendo um livro!  Então, separamos 5 livros para você ler durante a quarentena sobre o universo da culinária e do chocolate. Livros que tem a gastronomia como personagem ou cenário fundamental na história.

          Boa leitura e bom apetite!

1. COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE de Laura Esquivel

 

          Poderíamos resumir o livro com uma frase encontrada em suas páginas finais: “Os segredos da vida e do amor através da cozinha”. Como Água Para Chocolate é um romance que gira em torno da cozinha, pois é lá que Tita, a protagonista, passa grande parte do seu tempo. Filha mais nova de uma família do norte do México, segundo as tradições Tita deverá ser a responsável por cuidar da mãe até a sua morte, o que impede que ela possa um dia se casar. Mas isso não é empecilho para que ela se apaixone ao conhecer Pedro. E, assim, Tita passa a lutar contra essa tradição e pela sua felicidade ao lado do amor verdadeiro.

          Os capítulos são contados através de receitas em um livro que mescla a revolução mexicana com o realismo fantástico muito presente na literatura latino-americana. Já o nome do livro é inspirado numa tradição presente em alguns países da região: o de fazer chocolate quente com água em vez de leite.

          O livro ganhou uma versão cinematográfica em 1992.

2. O HOMEM QUE COMEU DE TUDO de Jeffrey Steingarten

 

          O livro conta as aventuras culinárias ao redor do mundo de Jeffrey Steingarten, crítico gastronômico da revista Vogue por mais de 20 anos.

          Através de uma coletânea de crônicas de histórias divertidas e deliciosas, embarcaremos junto com o crítico em uma viagem por diversos países onde ele degusta a desvenda muitos mitos da culinária mundial, como a descoberta da origem do sorvete em Palermo ou o segredo das batatas fritas feitas com gordura de cavalo. Uma excelente opção para todos os leitores apaixonados pelo universo gastronômico!

3. CARÊME, O COZINHEIRO DOS REIS de Ian Kelly

 

          O livro narra a história da Revolução Francesa através da vida do chef Marie-Antoine Carême, um órfão abandonado em um período conturbado da França e que acaba se transformando em um conceituado chef, chegando a cozinhar para grandes nomes como Napoleão Bonaparte, o Príncipe Jorge IV do Reino Unido e para o Czar Russo Alexander I. Conhecido com o cozinheiro dos reis e o rei dos cozinheiros, o livro é uma aula sobre a história e a gastronomia francesa do período.

          O livro também conta com um glossário com termos culinários e algumas receitas para você por em prática a culinária do chef Carême. E aí, vai colocar a mão na massa?

4. CHOCOLATE – UMA SAGA AGRIDOCE, PRETA E BRANCA de Mort Rosenblum

 

          Uma obra essencial para quem deseja entender um pouco mais sobre o universo do chocolate! Em uma história deliciosa, Mort Rosenblum entra de cabeça neste mundo e nos apresenta as inúmeras variedades de cacaueiros, tipos de chocolates e como eles influenciam no nosso corpo e mente.

          Esse livro é um trabalho de pesquisa de mais de quatro anos feito com riqueza e paixão, na qual o leitor vai ler cada página como se estivesse saboreando um pedaço do melhor chocolate.

5. GASTRONOMIA BRASILEIRA: NA LINHA DO TEMPO de Roberto Pinto

 

          Um excelente livro para quem quer conhecer um pouco mais da história da gastronomia brasileira nos últimos 40 anos. Investigando a história de chefs e produtores artesanais nacionais, Roberto Pinto nos traz um instigante panorama da cozinha nacional.

          Na narrativa, conhecemos um pouco das mudanças que aconteceram na cozinha brasileira: como o uso de produtos nacionais implementados em restaurantes badalados do país, dando-se mais valor aos produtos regionais, e como a profissão de cozinheiro se transformou ao longo do tempo.

 

          Gostou das dicas? Conte-nos o que você achou nas redes sociais. Compartilhe os 5 livros para você ler durante a quarentena com seus amigos e viajem nesse delicioso mundo! Agora, se você gosta mais de filmes, conheça 5 filmes para assistir tomando um chocolate quente de Gramado aqui.