No dia 26 de março, comemoramos a essência do irresistível prazer do universo do chocolate: o cacau! Venha conosco para conhecer mais sobre essa fruta tão especial.

O cacau, nativo da região amazônica, é uma fruta singular, que cresce diretamente no tronco da árvore, exibindo uma gama de cores deslumbrantes, do verde ao roxo, do amarelo ao laranja. Mas sua beleza vai além da aparência. O cacau é uma verdadeira fonte de benefícios para a saúde, destacando-se por sua capacidade antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora. Além disso, é rico em nutrientes como flavonoides, magnésio e ferro, contribuindo para a saúde do coração, do cérebro e até mesmo para o humor.

Em suas origens, o cacau era reverenciado como uma dádiva divina pelas antigas civilizações da América Central. A lenda asteca conta que o deus Quetzalcóatl presenteou os humanos com as sementes de cacau, capazes de revigorar e alimentar o espírito. Essa fruta sagrada foi usada pelos astecas para criar uma bebida amarga, reservada apenas para cerimônias religiosas e consumida em taças feitas de ouro puro, um testemunho de sua sacralidade.

Mas como essa fruta encantadora se transforma no delicioso chocolate que tanto amamos? O processo tem início quando as amêndoas de cacau são fermentadas, secas e torradas para liberar seus aromas e sabores característicos. Em seguida, são moídas até formar uma pasta densa chamada de licor de cacau. Este licor é então prensado para separar a manteiga de cacau do sólido de cacau, que é moído até se tornar o cacau em pó. Finalmente, a manteiga de cacau e o cacau em pó são combinados com açúcar e outros ingredientes, como leite em pó, para criar o chocolate em sua forma final.

Na Chocolate Lugano, a jornada do cacau é honrada em cada etapa de produção. Desde os cacaueiros das regiões tropicais até as habilidosas mãos dos nossos chocolatiers, o cacau é tratado com reverência e expertise. Cada chocolate artesanal carrega a autenticidade e a qualidade que só a Lugano pode oferecer, graças à matéria-prima cuidadosamente selecionada. Clique aqui e assista a um vídeo especial, onde nossa engenheira de alimentos, Corina Rangel, fala um pouco mais sobre o assunto.

Deixe uma Resposta