Existem mais coisas do que pode supor nosso vão paladar, mas como saber se um café tem qualidade? Quando você toma um, diversas sensações despertam na sua boca, e o bom apreciador dessa bebida deve prestar atenção em algumas caraterísticas para diferenciar o bom do mal café:

 

          Aroma

          Através do olfato você vai perceber o aroma da bebida. Ele pode ser achocolatado, cítrico, florado ou frutado. Cafés gourmet têm aromas mais agradáveis e com maior acidez, o que permite uma percepção mais intensa do aroma.

 

          Corpo

          O corpo de um café de qualidade pode variar: ser mais leve, médio ou encorpado. Quanto mais pesado na boca, maior vai ser o corpo e quanto mais delicado, menor o corpo. Torras claras resultam em cafés mais leves, enquanto torras escuras resultam em cafés mais encorpados.

 

          Acidez

          O ponto da torra é determinante na acidez do café. Enquanto a torra clara aumenta a acidez, a torra escuta diminui. Não confunda acidez com azedo! A acidez dá um toque especial ao café. O azedo é um sabor desagradável resultante de grãos colhidos verdes.

 

          Doçura

          A doçura do café gourmet vem dos seus grãos maduros e da caramelização que ocorre na torra. Cafés com maior qualidade tem doçura acentuada, notas de mel, chocolate ou caramelo. Isto permite que, muitas vezes, a bebida possa ser tomada sem açúcar, já que ele possui um gosto adocicado natural.

 

          Amargor

          O amargor é produzido pela cafeína e é leve e equilibrada nos cafés de qualidade. Apesar dele ser muito importante, quando em excesso, acaba deixando um gosto ruim na garganta, o que acaba prejudicando a experiência com a bebida. Então, cafés com altos índices de amargor são cafés inferiores.

 

          Uma boa opção para começar provando é o Café Gourmet Lugano Experiences 250g que é do tipo arábica e cultivado entre 900 e 1100 metros de altitude. Seus grãos são colhidos manualmente em sistema de agricultura familiar e contém todas as características que o degustador de café mais exigente busca. Já estão imaginando o cheirinho como nós? Garanta o seu na loja virtual.

Deixe uma Resposta