Antes de saber como armazenar chocolate corretamente para que não haja alteração no seu sabor e aromar, você precisa estar ciente de que o chocolate é influenciado principalmente pela temperatura, umidade e luz do ambiente.

          Sabendo destes princípios, aí vão algumas dicas para você de como armazenar chocolate corretamente:

          A temperatura perfeita para se conservar o chocolate varia entre 12 e 20 graus. Nessa média, o seu chocolate vai manter todo o sabor original. Acima disso, em temperaturas mais elevadas, o chocolate começa a sofrer com o efeito chamado fat bloom onde uma camada branca e fina de cristais de gordura se formam sobre o chocolate. Muitas pessoas confundem esse efeito com mofo, mas não é. Apesar disso não alterar o sabor do chocolate, ele não deixa um aspecto bonito ao doce.

          Manter o chocolate em local seco também é muito importante para conservá-lo. Guardar em local muito úmido ou com o choque de temperatura (quando o chocolate sai de um ambiente frio para um quente, por exemplo) pode causar o efeito conhecido por sugar bloom, deixando uma camada enrugada sobre o chocolate.

          E, para evitar a oxidação, guarde o chocolate em locais escuros. Isso fará com que o ele mantenha seu sabor e aroma. Se você deixar o chocolate meio aberto e exposto à luz, ocorrerá à oxidação do doce, o que pode resultar em um aroma desagradável.

          Sendo assim, o freezer ou geladeira não são os locais mais indicados para deixar seu chocolate. A menos que esteja muito quente, aí, não tem jeito mesmo! Nesse caso, você deve embalar bem o chocolate em um saco plástico antes de colocar na geladeira. E, ao retirar, deixe-o em temperatura ambiente por umas duas horas entes de tirá-lo novamente do saco plástico.

          Resumindo a melhor forma de conservar o seu delicioso chocolate Lugano é deixa-lo bem embalado em local seco, com pouca luz e com temperatura média entre 12ºC e 20ºC.