Produtos bons são feitos com matéria-prima de qualidade, por isso, para nós, é muito importante o processo produtivo desde o início. Então, conheça a origem do nosso cacau a seguir.Você sabia que o cacau utilizado para fazer os chocolates Lugano é cultivado através do Sistema Agroflorestal?

           Esta é uma forma de manejo de terra que combina espécies arbóreas com cultivo agrícola, sendo uma opção viável de plantio da terra. Esse sistema tem como objetivo imitar a natureza, onde árvores não crescem somente junto a outras da mesma espécie, como na agricultura tradicional, e sim em meio a várias outras árvores de diferentes espécies. Esta mistura de frutos proporciona um solo mais rico em nutriente e saudável, acarretando em um melhor aproveitamento da terra.

 

VANTAGENS:

 

          O método de agricultura agroflorestal leva diversas vantagens, tanto ambientais quanto econômicas, em relação à agricultura tradicional, como:

– Redução do desmatamento, já que a plantação cresce em meio às árvores;

– Produção de alimentos aliados à conservação da natureza;

– Baixo custo de implantação;

– Contribui para a preservação da fauna e da flora;

– Crescimento da diversidade de espécies arbóreas;

– Solo como melhor fertilidade em razão das árvores que passam nutrientes para a terra;

– Produção diversificada, o que aumenta a renda familiar dos produtores;

– Detenção de carbono da atmosfera, proteção da biodiversidade e do solo contra erosão;

– Recuperação natural do solo ao longo do tempo;

– Alta produtividade a longo prazo.

 

IMPACTO SOCIAL

 

          Mas não é só na questão sustentável e ecológica que o cacau produzido sob o sistema agroflorestal faz diferença. Ele também é muito importante na questão social.

          Atualmente, o cacau da Lugano deriva da Região do Pará, em comunidades que muitas vezes estão situados em zonas de conflito entre latifundiários e governo, o cacau é a principal forma de sustento para as famílias. A colheita do fruto gera renda, permite melhorias na vida para os moradores e desenvolvimento na infraestrutura das cidades.

 

CERTIFICADOS

 

          Nossos parceiros produtores de cacau recebem o selo de Produto Orgânico e Fairtrade, o que indica a preocupação em um meio ambiente e com a comunidade local que cultiva o fruto, proporcionando um comércio justo e melhores condições aos produtores e trabalhadores.

          Tão bom em saber que estamos produzindo um chocolate de qualidade é termos a certeza que não é só isso: estamos ajudando a tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável. Fazer parte da mudança é parte do nosso negócio. Vamos com a gente?

          Se quiser saber mais da nossa história, clica aqui.