Viajar é muito bom, não é mesmo? São muitas as razões que fazem a gente se aventurar por um novo país, e o turismo gastronômico é uma delas. Para ajudar você a planejar o próximo destino, separamos para você conhecer 7 destinos para os amantes de chocolate.

         O chocolate por si só é uma sobremesa muito querida por muitas pessoas e dono de uma história instigante. Ao colocar o pé na estrada, muitos dos apaixonados por essa iguaria, buscam locais onde podem conhecer um pouco mais da história do doce: museus, lojas e fábricas de chocolate.

          Então, dá uma olhadinha na nossa lista:

Gramado – Brasil

 

          O chocolate está tão presente em Gramado que ela ganhou o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. A cidade abriga diversas fábricas de chocolates com direito a visitação e também o único museu da América Latina feito com estátuas de chocolate: O Mundo de Chocolate. Durante o passeio, você conhecerá réplica de diversos pontos turísticos do mundo: como uma Torre Eiffel de 4 metros, esculpida com o mais puro Chocolate Lugano.

          A cidade atrai turistas o ano todo, mas o seu período de maior movimento é durante a Páscoa, Natal Luz e Inverno, época ideal para tomar um delicioso chocolate quente. Com tantos chocolates saborosos, é impossível voltar de Gramado sem uma sacola cheia deles.

Zurique – Suíça

 

        Só o fato de a Suíça ser conhecida por produzir um dos melhores chocolates do mundo, é motivo mais que suficiente para todo chocólatra incluir o país em seu roteiro de viagem. Em Zurique, é possível encontrar diversos tipos de chocolate, visitar as principais lojas desta delícia na cidade ou, até mesmo, fazer um minicurso para aprender um pouco mais sobre o cacau.

Bruxelas – Bélgica

 

          O chocolate belga é mundialmente famoso. A sua capital, Bruxelas, além de ser rica em cultura e história, é berço de deliciosas chocolaterias artesanais. Na Bélgica, a produção de chocolate é assunto sério, tanto que as técnicas de fabricação dessa iguaria foram regulamentadas no ano de 1884 para assegurar que não haveria chocolates belgas de má qualidade. Na visita por Bruxelas, também vale a pena conhecer ao Museu do Cacau e do Chocolate, onde se pode aprender como funciona o processo de fabricação do chocolate.

Colônia – Alemanha

 

          Nesta pequena cidade da Alemanha, você irá encontrar o Lindt World of Chocolate, um dos maiores museus dedicados ao chocolate do mundo. No passeio, você vai conhecer a história do chocolate através dos anos: desde a produção pelos astecas até atualmente pelas grandes indústrias do ramo.

Perugia – Itália

 

          A Capital Italiana do Chocolate também é parada certa para os amantes desta delícia. A 164 km de Roma, a cidade é palco do Eurochocolate, um dos maiores festivais de chocolate da Europa, atraindo quase 1 milhão de turistas por ano.

Guayaquil – Equador

 

          A fama que o Equador produz o melhor cacau do mundo tem se espalhado e atraído à visita de vários turistas ao país. Em Guayaquil, você vai encontrar os chocolates mais puros do mundo e poderá fazer roteiros turísticos temáticos sobre o cacau e o chocolate. Imperdível para quem é apaixonado por chocolates, não é?

Oaxaca – México

 

          Por falar em Civilização Asteca, ela foi uma das primeiras a utilizar o cacau e, com isso, o México se torna um destino certo para quem quer conhecer mais do fruto que dá origem ao chocolate. Muitos são os lugares do país que você pode apreciar o doce, mass na Região de Oaxacas a sua presença é mais pulsante. Oaxaca é conhecida com a Capital Gastronômica do México e lá você poderá provar o chocolate em muitos pratos, inclusive salgados como o Mole Poblano. Diferente, né?

          Mas, e aí, conte para nós… Já pegou seu passaporte e reservou sua passagem? Qual o primeiro voo? Esperamos que vocês tenham gostado das nossas indicações de destinos para os amantes de chocolate e que elas criem experiências incríveis de vocês com esse doce tão amado por nós! Não se esqueça de nos enviar as fotos das viagens nas redes sociais, vamos adorar vê-las!